Extintores
Os extintores são equipamentos portáteis que possibilitam controle e extinção das chamas logo no início de um incêndio. Por serem mais leves e fáceis de manusear do que outros equipamentos de segurança contra incêndio podem ser utilizados por qualquer pessoa que identificar um risco iminente de fogo.
Como existem diferentes agentes extintores dentro dos cilindros é preciso ficar atento ao tipo correto a se utilizar para determinada natureza de fogo, por exemplo, se você utilizar um extintor de água para apagar um princípio de incêndio em equipamento elétrico, além de danificar o equipamento, podem ocorrer choques, uma vez que a água conduz eletricidade. Outro exemplo é o fogo em óleo de cozinha, em que, ao jogar água diretamente nas chamas, haverá uma propagação maior das mesmas, provocando um acidente mais sério.
Os agentes extintores podem atuar por resfriamento, abafamento ou quebra de reação química em cadeia, e os mais utilizados são: Pó químico seco (ABC ou BC), gás carbônico (BC), água pressurizada (A) e espuma (A,B). As letras A, B e C são referentes às classes de incêndio que variam de acordo com os tipos de materiais.